terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Artigo sobre Dança de Salão e seus benefícios

Aqui está um bonito texto do Educador Físico Ivan Ribeiro Antunes sobre os benefícios da Dança de Salão. Texto muito bom, para quem gosta de dança de salão, vale a pena uma lida


Dança de Salão e Qualidade de Vida: uma visão profissional
Atividade física de intensidade moderada como a dança de salão, principalmente quando praticada com regularidade mínima de três vezes por semana proporciona benefícios inestimáveis para a saúde de seus praticantes. Em raras questões a ciência tem sido tão unânime.


Verdade: tudo na vida é movimento. O homem nasce, cresce, decresce e morre; “pelo menos vou dançar até o fim”;


Mito: vou ficar quietinho no meu canto e nada vai me acontecer; suas articulações vão perder mobilidade, seus músculos vão se enfraquecer, sua atividade cerebral vai diminuir e sua vida sexual... Deixa pra lá.


Se perguntarmos a um profissional de educação física qual é a melhor atividade para a saúde, se um dia ele tiver dançado, certamente responderá, dança de salão. Todos aqueles benefícios tão citados em qualquer artigo do gênero são também conquistados através da dança, porém ao bailar a dois estimulamos também a sensualidade e a própria sexualidade, fatores que simplesmente garantem a existência de nossa espécie.


Quer mais? O homem e a mulher que dançam são mais charmosos, confiantes e bonitos, adquirem maior controle de suas ações músculo-articulares e assumem uma postura mais decidida diante dos desafios da vida. A atividade cerebral aumenta, pois constantemente somos estimulados ao pensamento criativo e este leva-nos a novas descobertas e à superação de limites. Dançar, principalmente com trocas de pares é uma excelente atividade social que resgata o prazer e o potencial mágico do abraço. Ah! O abraço. Abraçamos nossas carreiras, projetos, bens materiais, dinheiro. Abraçamos tantas coisas que não nos sobra braços para o abraço que nos faz seguir em frente. Lembro-me do aluno bolsista que emocionado relatou-nos que então com trinta anos, não se lembrava do dia em que tinha dado e recebido um abraço da própria mãe. Bem, após tê-lo experimentado na dança de salão, encheu-se de coragem e aos prantos, compartilhados com sua mãe, repassou trinta anos em trinta minutos de um abraço terno e resgatador. Ele nos conta que agora todos os dias a beija e abraça muito e que ambos estão muito felizes.


“Transformar para melhor a vida das pessoas através da dança” é o nosso sonho e nós realmente acreditamos. Somando minhas experiências de dezoito anos como profissional de educação física, doze como professor de dança e ainda respaldado pela ciência, sinto-me confortável em afirmar que a dança de salão, praticada com regularidade mínima de duas a três vezes por semana, promove os maiores e melhores benefícios para a saúde física, mental e emocional de seus praticantes.


Ivan Ribeiro Antunes

CREF - nº 003208-G/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apresentação de Gafieira. Escola Graças - Dia Internacional da Dança 2009